SOBRE

Inaugurada em junho de 2012, a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró é um espaço cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, cogerido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Organização da Sociedade Civil Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Localizada na Penha, em nome homenageia um grande artista, interprete e compositor da música popular brasileira, morador da Leopoldina.

Carlos Roberto de Oliveira - Dicró
O QUE SOMOS

Este espaço público municipal representa a criação de um canal para que os moradores dos subúrbios e das periferias sejam reconhecidos em sua riqueza de experiências e de criação estética. Está localizada no Parque Ary Barroso, um pulmão entre asfalto e prédios, um pedacinho dos 2% de área verde que resta na Zona Norte. Hoje, o Parque, é conhecido não só pelo saudosismo com que sempre é lembrado, mas pela capacidade de mobilização popular que acontece a partir dele. Funcionamos de terça a domingo (de terças a sextas a partir das 13h e sábados e domingos a partir das 10h) e somos sede da Residência Artística do Grupo Teatro da Laje.
MISSÃO

Instituir e fomentar processos diversos de formação, difusão, mobilização e produção cultural que expressem a multiplicidade de práticas culturais e artísticas carioca, brasileira e mundial em uma programação heterogênea em um ambiente agradável e acolhedor para moradores do Rio de Janeiro, especialmente da Região da Leopoldina e dos Complexos de Favelas da Penha e do Alemão, e visitantes da cidade, entretendo e formando pessoas no campo das artes.
VISÃO

Tornar-se um espaço cultural de referência para cidade do Rio de Janeiro, reconhecido pela excelência de seus processos de formação, difusão, mobilização e produção cultural e pelo vínculo orgânico com o território onde está localizado.
VALORES

Espírito de equipe; Favela é potência; Proximidade com o público; Não há hierarquização entre linguagens, produtos culturais e artistas; Excelência; Vínculo territorial.
Somos muitos, somos a Região da Leopoldina inteira e para além e nosso desafio é insistir em processos diversos de formação, mobilização, difusão e produção cultural. Ao olhar a planta da Arena vê-se um teatro, um restaurante e uma recepção, mas no cotidiano o que se experimenta neste espaço é um conjunto de experiências que por vezes transcendem o cotidiano do ir e vir de um teatro e adquire vínculos culturais de afeto, cuidado e zelo com o espaço.
QUEM JÁ PASSOU POR AQUI

O espaço já recebeu diversos artistas e espetáculos nacionais e internacionais. Alguns deles são Regina Duarte em "Raimunda, Raimunda"; Fernanda Montenegro em "Viver sem tempos mortos" e em "Leitura Dramatizada de Nelson Rodrigues"; A Alma Imoral; Navalha na Carne; O Teatro Mágico; Paulinho Moska; Lenine; Reinaldo - o Príncipe do Pagode; Companhia Baú da Baronesa; Companhia Armazém; Companhia Brasileira de Ballet; Nós do Morro; Teatro da Laje; Gabrielzinho de Irajá; Orquestra Voadora; Companhia Urbana de Dança; Pedro Luís; Nelson Sargento; Mahmundi; Banda Tono; Samba de Benfica; Mulheres de Chico; Festival do Rio; Rio Festival Gay de Cinema; Festival Internacional Pequeno Cineasta; Flip-Flupp; Festival Internacional de Circo; III Festival Internacional de Música Clássica.
NOSSOS ESPAÇOS
Biblioteca Comunitária Heloisa Seixas (Ponto de Troca de Livros)

Buscando incentivar a leitura, a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró tem um ponto de troca de livros.
Os frequentadores do espaço podem pegar emprestado, doar, ou ler no próprio espaço as obras nacionais e internacionais, catalogadas nos mais diversos gêneros narrativos. Em nome, este cantinho homenageia a escritora Heloisa Seixas uma grande entusiasta e parceira do nosso trabalho, que toca conosco o Clube Augusto Boal de Leitura e Escrita, atividade que desenvolvemos regularmente desde 2013.
Boteco do parque

O Boteco do Parque é o espaço gastronômico da Arena Carlos Roberto de Oliveira Dicró. Localizado na praça de convivência, o Boteco apresenta um cardápio variado, com almoço executivo, quentinhas, sobremesas, lanches e petiscos. As mesas, bancos e toda a mobília é feita de pallet, proporcionando assim um ambiente intimista e confortável para os frequentadores.
O comando do fogão é por conta da Rose e dizem as boas línguas que ela prepara os melhores quitutes da Penha! Os preços dos alimentos são populares, variando entre R$4 (salgados, misto e bolos) e R$18 (feijoada). O Boteco funciona diariamente, a partir das 11h.
Praça de convivência

A Praça de Convivência é o espaço ideal para descansar, ler um livro, ou bater um papo. O local possui bancos e espreguiçadeiras de pallet, banheiros, bebedouros, árvores catalogadas e rede WiFi liberada.
parqy
Quintalzinho

É o cantinho reservado para o entretenimento de crianças na primeira infância. O local fica em frente ao teatro e disponibiliza casinha, gangorra, mesinha para pintar, etc. A proposta do Quintalzinho é otimizar o espaço para gerar mais uma área de lazer para os pequenos. Contamos com os responsáveis para nos ajudarem ensinando aos pequenos a importância do uso cuidadoso e coletivo dos brinquedos.
Sala Multiuso

Sala utilizada para as mais diversas atividades, desde exibições de filmes até reuniões. O espaço comporta até 30 pessoas, possui quadro branco e tela para projeção.
Porão

O Porão é o espaço utilizado para as aulas de dança charme, balé, teatro e oficinas. O piso de tablado e a parede com espelho em toda a sua extensão, permite o melhor aprendizado dos alunos.
Galeria L

Para visibilizar trabalhos de artes visuais, na nossa Praça de Convivência, desde 2013, criamos um espaço expositivo. Atualmente, além de a programação ser mobilizada através de nossos movimentos de curadoria, há também um processo de ocupação mobilizado via Chamamento Público.

Quem já passou pela Galeria L:
Passinho Carioca
Negras[fotos]grafias
Humanização no Asfalto
Brasil de Portinari
Tranformar, deformar, dissipar
Entorno
Xingu
Feminicidade
Etnografitti
Orixá - Boneco Negro
Na Correria
Foto Clube Alemão
Serra Branca
Hoja