Residências artísticas

Desde 2014 a Arena Carioca Dicró vem desenvolvendo experiências de residências para artistas majoritariamente oriundos de favelas, subúrbios e periferias. A partir dos projetos Ensaios Abertos, #LABDICRÓ e das Vivências, construímos o Programa de Residências Artísticas que compõem nossa programação regular e ao longo de sete anos, já atendeu mais de 100 iniciativas artísticas.

A Arena Dicró é o único equipamento da cidade que possui em sua programação regular um Programa de Residências Artísticas Multilinguagem. Apostamos na criação porque queremos contribuir para que outras narrativas sejam imaginadas e elaboradas acerca destes territórios.

Graças aos projetos de incubação, desenvolvidos dentro do programa, a classe artística do subúrbio da cidade vem tendo condições de se reciclar, aprimorar seus recursos expressivos, ampliar seu repertório e definir a natureza e peculiaridade de seu projeto artístico: a contribuição singular e original que tem a dar para a ecologia cultural da cidade.